Alcance a História:
Belenzinho
O Belenzinho é um bairro da cidade de São Paulo localizado na região central adjacente à Paróquia São José do Belém, no distrito do Belém. É um bairro de fácil acesso ao transporte público, seja ao metrô, através da Estação Belém ou a ônibus, através dos corredores de ônibus na Avenida Alcântara Machado e Avenida Celso Garcia.
O coração do comércio do bairro é hoje o Largo São José do Belém, nele e nos seus arredores há agências bancárias, mercados, lotéricas, farmácias, açougues, restaurantes e padarias. O nome foi originado na fé católica, como homenagem a São José do Belém, que deu nome à paróquia criada em julho de 1897, após desmembramento da igreja Bom Jesus do Brás. Dois anos mais tarde, foi criado o distrito de paz do Belenzinho, também desmembrado do Brás.
Como, então, Belenzinho se transformou em Belém. O bonde 24, que servia a toda a região, estampava apenas o nome Belém, ao invés de Belenzinho. Esse uso caiu no agrado do povo e acabou virando um distrito da capital. O Bairro Belenzinho, por sua vez, ficou sendo um pequeno bairro do distrito. Entretanto, muito moradores ainda chamam a região de Belenzinho.
O fato é que, além de ser um bairro simpático, em constante desenvolvimento, ele abriga marcos importantes da vida da cidade como o tradicional colégio Agostiniano São José, a Vila Maria Zélia e o Parque do Belém.
Sesc Belenzinho

Horário de Funcionamento:
Terça a Sábado, das 9h às 22h
Domingos e Feriados, das 9h às 20h
Endereço:
Rua Padre Adelino, 1.000
Bairro Belenzinho - São Paulo - SP
CEP: 03303-000
O Sesc Belenzinho foi inaugurado no dia 4 de dezembro de 2010, é um edifício composto por subsolo, térreo e 3 pavimentos.
O Sesc possui quadra de tênis, quadra de futebol soçaite, pista para caminhada, estações de alongamento e ginástica ao ar livre, galpão para exposições, ginásio coberto, 6 Piscinas, área de convivência, biblioteca, clínica odontológica, 3 Salas de oficinas de artes, sala de ginástica multifuncional, sala de ginástica geral e infância ativa, 2 salas de espetáculos.

Cemitério Quarta Parada
Cemitério da Quarta Parada, anteriormente conhecido como Cemitério do Brás, é um cemitério localizado na zona leste da cidade de São Paulo (SP), na Avenida Salim Farah Maluf nas regiões Quarta Parada, Brás, Tatuapé, Belenzinho e Mooca.
Fundado em 6 de janeiro de 1893, é um dos cemitérios mais antigos de São Paulo, ocupando uma área de 183 mil metros quadrados e já foram sepultadas cerca de 400 mil pessoas.
Leva o nome do bairro em que está localizado, que por sua vez leva o nome da estação ferroviária vizinha de mesmo nome, e formava a quarta parada do trem para a cidade de Cachoeira Paulista, a primeira da Estação Brás. Hoje, as duas paradas intermediários estão desabilitadas. O nome oficial anterior era "Cemitério do Brás" quando a comunidade fazia parte do distrito. No início, seus túmulos eram principalmente subterrâneos, mas agora existem mausoléus e enterros familiares com gavetas para urnas.

Horário de Funcionamento:
Aberto 24h
Endereço:
Av. Salim Farah Maluf, s/n - Quarta Parada, São Paulo - SP
CEP 03304-090
No Belenzinho, também podemos encontrar:
Cartório no Belenzinho

AME Maria Zélia

Eco Ponto Belenzinho

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros

UBS Belenzinho

Direções para Belenzinho, a partir dos locais mais visitados em Belém, usando o transporte público. As linhas abaixo têm rotas que passam perto de Belenzinho:
Ônibus: 172R-10, 271F-10, 702C-10
Metrô: LINHA 3
Trem: SERVIÇO 710
Dados Principais sobre o Belenzinho
População: 36.283 hab. (2010)
Renda média: R$ 1.604,41
IDH: 0,897 - elevado
Subprefeitura: Mooca
Região Administrativa: Sudeste
Área Geográfica: Centro Expandido